Planejamento Estratégico e Inovação

Diagnóstico Organizacional: mapeamento da situação global da empresa, levantamento das práticas de planejamento e de gestão, incluindo levantamento da situação financeira (controles financeiros e formação do preço de venda); análise dos modelos de desdobramento, governança da estratégia e ferramentas de gestão; análise da estrutura organizacional e seu funcionamento alinhado à estratégia de recursos humanos, sistemática de comunicação e informatização existentes; visão, missão, diretrizes estratégicas e valores da organização; análise dos pontos fortes e fracos, proposta de valor e medidas adotadas para a solução de problemas; mapeamento dos indicadores de desempenho e mercadológicos; processo produtivo e inovação e tecnologia.

Planejamento estratégico: análise conjuntural: cenário macro econômico; perspectivas conjunturais; indicadores macro econômicos; metodologia de análise de ambiente interno e externo; identificação do diferencial competitivo; avaliação das oportunidades de mercado e análise de rentabilidade; estratégias e visão sistêmica do negócio; desenho de modelos e planos de negócios.

Gestão de Processos empresariais: mapeamento, redesenho e melhorias de fluxos de processos, técnicas e ferramentas para a implantação, alinhamento estratégico, governança e métodos de gestão de processos empresariais.

Empreendedorismo: comportamento empreendedor; atitudes e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos de empreendedorismo em corporações; intraempreendedorismo; empreendedorismo/auto emprego; fatores influenciadores na criação e desenvolvimento de novos empreendimentos; formação de empreendedores; identificação e desenvolvimento de características empreendedoras; escolas conceituais de empreendedorismo; empreendedorismo em grupos minoritários; empreendedorismo coletivo; empreendimento por necessidade e empreendimento por oportunidade de mercado; empreendimentos sociais.

Plano de negócios: identificação de oportunidades; estudos de viabilidade, elaboração de projetos e planos de negócios.

Monitoramento de programas e projetos: técnicas e ferramentas para seleção, priorização, alinhamento à estratégia; métodos de gestão e monitoramento de resultados de programas e projetos empresariais.

Inovação: Desenvolvimento de ambiente para apoio à inovação; modelos de atuação em inovação; desenvolvimento de soluções educacionais, gestão e coaching alinhadas a tecnologias e ferramentas.

Gestão do conhecimento: modelos, ferramentas e implantação de gestão do conhecimento; internalização, externalização e socialização do conhecimento; tratamento de informações e documentos; capitais do conhecimento; princípios e características da gestão do conhecimento; infraestrutura de gestão do conhecimento, mapeamento de processos. Elaboração de diagnósticos e modelagem para gestão do conhecimento; serviços de desenvolvimento e uso de metodologia em gestão do conhecimento; estruturação estratégica em gestão do conhecimento. Edição de conteúdos: edição de conteúdos para diversas mídias, ex: internet, TV, rádio, mídia impressa, e outras; desenvolvimento, planejamento e implantação de sites; ferramentas administrativas (CMS) para edição de sites, blogs, websites e portais corporativos; arquitetura de informação; ferramentas de governança em portais corporativos.

Inteligência competitiva: modelos, aplicação, ferramentas e processos de inteligência competitiva; fatores críticos de sucesso de inteligência competitiva; inteligência competitiva nas organizações; aplicabilidade de inteligência competitiva nas MPE e indústrias; etapas de implantação; sistemas de inteligência competitiva. Incubadoras de economia criativa. Planejamento e Implantação de Plataformas de Emprego e cadastro de currículos profissionais. Prospecção tecnológica: novas tecnologias portadoras do futuro; uso de novos insumos e materiais; controle de impactos socioambientais.

Serviços: Identificação e segmentação do setor de serviços; diagnóstico e elaboração de projetos para implantação de empreendimentos de serviços; avaliação e construção de cenários; diagnósticos e inventários de oportunidades e padronização do atendimento.

Encadeamento Produtivo: identificação de oportunidades de negócios entre pequenas e grandes empresas; identificação de parcerias para articulação institucional e/ou com grandes empresas para constituição de governança no âmbito de projetos de desenvolvimento produtivo; planejamento, estruturação, execução e monitoramento de projetos que envolvam instituições, grandes empresas e MPEs; diagnósticos empresariais; competitividade empresarial; desenvolvimento de MPE para reduzir o gap de competitividade entre os requisitos do mercado (grandes empresas) e a competência tecnológica e de gestão das MPE e Industrias; levantamento de demandas tecnológicas de grandes empresas passíveis de serem desenvolvidas; redes de aprendizagem e/ou sinergia de negócios; desenvolvimento da competitiva nas cadeias de valor das grandes e pequenas empresas; qualificação e cadastramento de empresas de inovação e consultoria em organizações setoriais.

Incubadoras de economia criativa: planejamento estratégico, capacitação e implantação de escritórios e ou incubadoras de economia criativa: implantação de incubadoras de empresas; gestão da informação e do conhecimento; alianças estratégicas; redes de inovação. Planos de desenvolvimento da cultura; ofertas culturais públicas ou privadas; diversidade cultural; economia da cultura; gestão e marketing cultural.